Poluição do ar, degradação do solo, redução da biodiversidade, riscos fatais a pessoas e animais e redução da capacidade produtiva da floresta são alguns dos conhecidos impactos dos incêndios florestais. No Brasil, grande parte das incidências ocorrem no período de junho a setembro, devido ao inverno com clima seco, e empresas do setor florestal se preparam para essa possibilidade.

A Eucatex tem um plano de prevenção e controle de incêndios florestais e realiza treinamentos com seus colaboradores. Os incêndios podem ocorrer de forma natural ou serem causados por práticas humanas, e as causas são investigadas, porém, são tomadas medidas de prevenção, para que não chegue a esse ponto. Entre essas medidas, estão a construção e manutenção de aceiros, acompanhamento de possíveis focos de incêndio, rondas diárias, kits com informações e fluxograma de atendimento a emergências em locais de fácil acesso para os colaboradores, instalação de placas de advertência, diálogo aberto com as comunidades por meio do canal de comunicação e de engajamento acerca do tema de forma anual.

Quando o incêndio de fato ocorre, há equipes de plantão em diferentes regiões, que são treinadas e possuem os equipamentos necessários para conter o fogo. Em 2021, o Brasil passou por uma estiagem severa, e a Eucatex sentiu os efeitos. Naquele ano, obteve-se a maior área atingida dos últimos nove anos. Já em 2022, houve uma queda considerável em relação ao ano anterior. Como os incêndios são causados por múltiplos fatores e são agravados pelo clima, as empresas do setor florestal mantêm uma parceria para prevenção e combate.

A comunidade também nos ajuda neste cenário. São distribuídos folders e outros materiais com informações sobre os incêndios e nossos contatos, como o número gratuito 0800 772 5375 e números para ligações a cobrar 11 99617 6508, 11 99638 4240, 11 99638 4405, 11 99613 3486, 11 99638 4356 e 14 99671 2615. Assim que acionadas, nossas equipes de plantão se mobilizam até o local para realizar o combate ao incêndio.

Contamos com a comunidade para evitar os incêndios florestais por meio de atitudes simples, como:

– não jogar cigarro ou fósforo pela janela do carro;

– evitar fazer fogueiras;

– não soltar balões.

Juntos, nós conseguimos manter nossas florestas e ambientes em geral protegidos.

 

Treinamento de prevenção e combate a incêndios com os colaboradores

Colaborador em ronda, como uma medida de prevenção aos incêndios florestais

Colaborador em ronda para a proteção dos ativos florestais