Os pisos laminados têm ganhado muita popularidade devido à facilidade de instalação e limpeza e por auxiliarem na decoração com sua versatilidade na hora de combiná-los com outros materiais. Para quem prefere um visual minimalista, em ambientes com aspecto visual mais limpo, o piso laminado cai como uma luva quando o assunto é se adaptar a uma nova decoração.
Sendo um dos mais utilizados da atualidade, o piso laminado é resistente contra riscos e cria uma ambientação mais aconchegante para o seu espaço. Por suas características, é o revestimento mais indicado para salas, quartos e escritórios. Ou seja, ambientes internos, sem contato com umidade e que pedem maior aconchego.
O conceito de design minimalista surgiu na década de 1980 como uma resposta à explosão de cores altamente saturadas, às formas geométricas e ao uso em excesso de muito brilho e estampas incongruentes que já estavam presentes na década anterior e perduraram até o final do período. Muitos artistas e designers da época, como Philippe Starck e Donald Judd, resolveram abdicar de conceitos que eram tendência para utilizar apenas o necessário e compor um visual leve, sofisticado e inovador.
Durante algum tempo, materiais amadeirados tinham aspectos mais clássicos (envernizados) ou rústicos (sem polimento), visual presente em muitos segmentos de decoração até os dias de hoje. Porém, com o piso laminado, é possível construir um ambiente que tenha o mínimo de interferência estética, com cores neutras, que dão um ar mais harmônico, sutil e equilibrado ao espaço.
No entanto, por onde começar a planejar a compra do seu laminado e como pensar em um visual minimalista para algum cômodo da sua casa? O ideal é escolher, primeiro, outros elementos que vão compor o ambiente. Primeiro de tudo, é interessante ter o conceito de “menos é mais”, portanto, evite o uso de estampas chamativas e com muitos grafismos em móveis, por exemplo. Tenha em mente que um ambiente de tons claros destaca ainda mais as peças que vão compor a decoração, sendo assim, foque em cores mais naturais, neutras e amadeiradas.
A mesma dica serve para a escolha dos padrões para paredes. Escolha tons claros, como off-white, beges, tons pastel e de madeira mais clara. Isso ajuda na iluminação e dará um aspecto de maior ventilação e amplitude para o cômodo. Isso se aplica também à utilização de texturas, então escolha caminhar pelo básico.
Por fim, os pisos laminados terão protagonismo nessa combinação. A tonalidade natural de madeira e a textura leve conseguem oferecer uma sensação aconchegante, confortável e, principalmente em ambientes de iluminação natural, valorizam uma aparência de mais claridade. Você também pode ousar dentro dos limites do conceito minimalista. Cores um pouco mais escuras, como tons acastanhados, podem ser utilizadas, porém, cuidado com a harmonização do restante do ambiente. Como mencionamos, objetos e padrões de cores para as paredes são importantes para que seja criada uma ambientação mais limpa e suave.
Gostou das dicas? Que tal visitar a Loja Eucatex Online e decidir qual Eucafloor levar para sua casa? Clique aqui!