A madeira é um elemento que está presente nas habitações desde os primórdios da humanidade, como uma matéria-prima robusta, resistente e versátil. Todas estas qualidades, em especial das madeiras brasileiras, são exaltadas na linha de painéis de MDF Raízes da Eucatex, que traz tecnologia aliada à sustentabilidade, para compor os projetos com muita praticidade, sofisticação, aconchego e acolhimento.
E quando se fala de acolhimento, as madeiras exercem um papel essencial na decoração, seja pela característica do material, que possibilita maior conforto térmico, ou pela sua estética, que instantaneamente nos remete a um material natural, presente em abundância na arquitetura de casas situadas em lugares muito frios.
Nos projetos mais contemporâneos, a madeira é utilizada na composição com outros tipos de materiais e muitas vezes funciona como ponto de equilíbrio. Quando se utiliza lacas coloridas, por exemplo, o revestimento pode trazer um toque de sobriedade para o ambiente. Já quando a paleta de cores é predominantemente sóbria, com cinzas e off whites, o material exerce a função de aquecer. Seja qual for a intenção, a Linha Raízes de Painel de MDF Eucatex traz opções de madeiras e diversas tonalidades e estilos. Confira!
Madeira como detalhe na decoração
A cozinha desenvolvida pela arquiteta Marília Parreira segue uma paleta sóbria, com elementos clássicos e marcenaria projetada pela utilização predominante do painel de MDF Lacca Metallic Argento, que compõe a sofisticação do projeto com o brilho da lacca, além de ser uma opção de fácil limpeza para os armários da cozinha.
Neste caso, o uso da madeira aparece como um ponto de destaque no ambiente, trazendo um toque de acolhimento justamente para a área onde são realizadas as refeições rápidas do dia a dia. Para isso, a profissional traz o Raízes Noce Oro na forma de um painel ripado, em composição com o armário aéreo no padrão Lacca AD Azul Mediterrâneo. A iluminação embutida cria um clima mais aconchegante para as refeições, além de destacar o único ponto de cor do ambiente.
Como aquecer os espaços de trabalho e deixá-los menos impessoais
Já no escritório projetado pela arquiteta Eveline Sampaio, a madeira é o elemento em destaque por todo o ambiente, que traz uma marcenaria bem robusta para organizar os materiais de trabalho e esconder a bagunça do uso cotidiano.
Eveline apostou em uma madeira de tom mais quente, como Painel de MDF Raízes Lâmina Dourada, que está presente em todos os armários e no ripado do teto, para compor uma iluminação bem distribuída entre os rasgos no gesso e diversos pontos de arandelas e pendentes, que tem a finalidade prática de iluminar bem os espaços de trabalho, mas também estética, já que a sobreposição de elementos de tonalidade mais quente e levemente dourada, ajudam a tornar o espaço menos frio e impessoal.
É seguindo essa temática que a arquiteta elegeu o painel Grafis Cinnamon como padrão secundário para a marcenaria, que traz o cinza com um fundo levemente mais rosado, e cria um jogo de tom sobre tom com os demais elementos do projeto.
Madeira como elemento de destaque do projeto
O escritório Officio & Arte também apostou na madeira como elemento de destaque ao criar o living de uma casa de campo, que incorpora diversos materiais naturais e plantas, em um ótimo exemplo da biofilia aplicada na prática. Dessa vez a escolha foi por uma madeira mais fechada, o painel de MDF Raízes Freijó Escuro, que surge como um contraponto ao uso dos tons claros das pedras na parede da escada, do piso em porcelanato e dos tons de cinza e off white, presentes nos tecidos dos sofás e tapetes.
O Freijó Escuro aparece no painel de teto, descendo pela parede e também é o material do aparador. No teto, os profissionais trabalharam a madeira em uma forma semelhante às boiseries, com iluminação embutida distribuída em spots e em uma arandela no painel de parede. Recursos que ajudam a equilibrar o tom escuro e a tornar o espaço mais aconchegante para boas conversas, além de funcional para os momentos de leitura.
No projeto do arquiteto Diego Studart, a madeira exerce a função de delimitar espaços dentro de uma área integrada entre a varanda gourmet e o living. O profissional elegeu o MDF Raízes Noce Oro para compor uma parte do painel de parede do estar e como revestimento de uma viga que separa estes dois espaços, trazendo mais atenção para este elemento arquitetônico e transformando-o em um ponto de destaque.
A escolha desta tonalidade de madeira permeia por diversos momentos do projeto. Na transição para a área íntima do apartamento, Noce Oro aparece como um enorme volume de madeira revestindo a parede e traz uma porta no mesmo padrão, para ficar mimetizada na marcenaria. Na cozinha, o mesmo painel se repete, mas desta vez no formato de ripas e nos armários, como uma maneira de dar unidade ao projeto como um todo, porém, investindo em diferentes texturas ao trabalhar o painel.