Com quase 70 anos de história, a Eucatex se consolidou como uma empresa que proporciona produtos de alta qualidade, em harmonia com as tendências de decoração. Mas além de uma estética bonita de ambientes, a empresa investe em soluções que reúnem atributos para cativar um consumidor cada vez mais atento a valores como sustentabilidade, praticidade, saúde e bem-estar.

Por isso, o conceito de Biofilia tem se destacado entre as principais tendências para os espaços internos nos últimos anos, e sua importância ficou mais evidente ao longo de 2020, com as mudanças nas rotinas das pessoas devido ao isolamento social. Este termo se popularizou nos anos 80 pelo biólogo Edward O. Wilson, ao perceber que os processos de urbanização promoviam uma desconexão cada vez maior entre as pessoas e a natureza, sendo necessário criar uma solução para diminuir esse distanciamento.

Ao pensar em um ambiente que traduza sensações como relaxamento e bem-estar, facilmente somos transportados para uma memória relacionada a uma viagem à praia ou campo. Como nem sempre é possível ter uma paisagem como a vista da janela, utilizamos outros recursos que possam gerar essa conexão, por meio da utilização de plantas, revestimentos e elementos que lembrem a natureza em sua essência: pedras, tecidos naturais, e claro, a madeira.

Madeira como elemento de conexão entre o natural e o sustentável

Floresta de Eucalipto da Eucatex em Botefe, interior do estado de São Paulo

Como não poderia deixar de ser, a madeira está presente na maioria dos produtos Eucatex como uma matéria-prima proveniente de florestas de reflorestamento, com certificações de manejo e de cadeia de custódia pelas principais autoridades internacionais do segmento. Mas também em um amplo portfólio de padrões que reproduzem a riqueza, a exuberância e a variedade dos diversos tipos de madeira, para compor ambientes de diversos estilos, tornando-os mais acolhedores.

Além de beneficiar estes espaços, trazendo elementos da natureza para os ambientes internos, os móveis feitos de madeira contribuem para os cuidados com o meio ambiente ao proporcionar o sequestro de carbono na atmosfera e por seu processo produtivo ser composto por uma série de etapas que visam gerir os recursos naturais de maneira consciente e que ajudam a promover áreas de preservação.

De acordo com dados da associação IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), há 9 milhões de hectares de árvores plantadas de eucalipto, pinus e demais espécies (acácia, araucária, paricá e teca), que abastecem diversos setores da economia e absorvem 1,88 bilhão de toneladas de CO2eq¹* da atmosfera. Destes, 7,4 milhões de hectares são certificados na modalidade manejo florestal, garantindo a sustentabilidade e as boas práticas do setor.

Além das áreas produtivas, há 5,9 milhões de hectares de áreas naturais na forma de Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); e recuperação de 32,7 mil hectares contemplados em programas de restauração de áreas degradadas até 2019. Assim, para cada 1 hectare de florestas plantadas, conserva-se aproximadamente 0,7 hectare de área natural.

Na Eucatex, atualmente as áreas do grupo ocupam 39,9 mil hectares, nas regiões de Salto e Botucatu, no interior do estado de São Paulo, sendo que 31,9 mil são destinados ao efetivo plantio de Eucalipto e 5,8 mil hectares correspondem às áreas de vegetação nativa preservadas. Locais onde também são realizadas diversas iniciativas socioambientais, entre elas, o Programa de Educação Ambiental (PEA), destinado a crianças, e outros que geram renda para as comunidades em seu entorno, como o Projeto de Apicultura.

Saiba mais sobre o PEA, o Programa de Apicultura e outras ações socioambientais em:
https://host.aatb.com.br/planetaeucatex/bemvindo/floresta/

Reciclagem de madeira para geração de energia

Caminhão de coleta do Programa de Reciclagem de Madeira

Ao comprar um móvel de madeira, o consumidor está adquirindo um produto que é durável, biodegradável e que, quando chega o momento de seu descarte, possui formas facilitadas de destinação para reciclagem, seja por iniciativas privadas ou pelos ecopontos disponibilizados por secretarias municipais.

A Eucatex, por exemplo, é pioneira na reciclagem de madeira na América Latina e desde 2004 possui um Programa de Reciclagem que faz captação de resíduos oriundos de embalagens, paletes, retalhos de móveis, material de construção civil, entre outros, recolhidos em um raio de 100km de Salto – SP, onde a unidade está instalada, por meio de credenciamento ao programa.

Esses resíduos são destinados à criação da biomassa que abastece as caldeiras das unidades fabris do grupo, com um consumo que gira em torno de 9.000 tons ao mês, ou seja, 108.00 tons/ano, o que representa 540.000 m³ de madeira e corresponde a 216.000 árvores que deixam de ser cortadas nas fazendas.

Saiba mais sobre o Programa de Reciclagem em:
https://www.eucatex.com.br/sustentabilidade/reciclagem-eucatex

Certificações: Uma gama de possibilidades para o mercado externo

O comportamento do consumidor mudou, em todas as gerações há uma preocupação maior com um modo de vida mais consciente, de valorização do que é essencial, de minimizar os excessos e de se certificar sobre a origem dos produtos. Um movimento em forte ascensão no Brasil, mas que também faz parte de um debate mundial sobre meio ambiente.

A Eucatex sempre esteve atenta a estas questões e possui certificações que atestam as boas práticasda Companhia e fabricação de seus produtos. Entre eles, o FSC (Forest Stewardship Council®, uma certificação de reconhecimento internacional que apoia a gestão ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável das florestas do mundo, e que reconhece, desde 1996, de acordo com suas políticas, o bom manejo das plantações florestais da Eucatex.

A marca também detém a Certificação em Cadeia de Custódia FSC®, que permite a rastreabilidade de produtos de origem florestal, desde a floresta até o consumidor final. E garante ao consumidor que o produto foi fabricado com matéria-prima de floresta certificada e/ou de origem controlada segundo as normas do FSC®.

Outro importante reconhecimento é a certificação CARB (California Air Resources Board), exigida para exportação aos Estados Unidos, que é concedida a empresas que atendem aos padrões de sustentabilidade durante o processo produtivo dos painéis MDP, MDF e HDF e que passam por auditoria periódica da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), garantindo a conformidade pela baixa emissão de formaldeído. Com o certificado CARB, os fabricantes de móveis estarão aptos à comercialização com países que exigem a certificação, ampliando os seus negócios e a presença das marcas fora do Brasil.

*CO2eq¹: Medida métrica utilizada para comparar as emissões dos vários gases de efeito estufa, baseada no potencial de aquecimento global de cada um.


TOME NOTA

Proteção Bacterban Eucatex está no MDP Perffect

​​O Living traz uma composição de MDP Perffect Touch Fumê, Bianco ​À​rtico​ ​​e M​D​P Raízes Lâmina Dourada

O mercado de móveis seriados é cada vez mais exigente, competitivo e comprometido em oferecer produtos com qualidade. Por isso, a Eucatex desenvolve soluções pensadas para as indústrias moveleiras que buscam diversificar seus produtos e  ampliar os canais de venda, a partir de produtos com atributos adequados às necessidades do mercado e que agregam valor ao consumidor do varejo.

Uma destas soluções é o Bacterban®, um agente antibacteriano que impede o crescimento e a proliferação de fungos e bactérias nas superfícies. Incorporado durante o processo de fabricação de diversos produtos do portfólio da marca, proporciona áreas mais higiênicas e facilidade de manutenção no dia a dia. Sua ação contínua e ativa durante toda a vida útil do produto evita o surgimento de manchas e a deterioração causada por microrganismos, mantendo a aparência de novo por muito mais tempo.

A tecnologia está presente na linha de Painéis MDP Eucatex Perffect, que é dividida entre as coleções Touch, Wood e One, com padrões e texturas que reproduzem os veios naturais da madeira, permitindo que sejam percebidos pelo tato, e contrastam a rusticidade da madeira com a contemporaneidade das cores.

Voltada para o mercado popular, a linha apresenta tecnologia inovadora que a torna ideal para otimizar ou reduzir as etapas de acabamento na produção, evitando desperdício de materiais, o uso de tintas e procedimentos que agridem o meio ambiente. Também é resistente a impactos e suporta mais peso, mais fácil de montar e desmontar, além de possuir alta durabilidade. Atributos que  tornam o mercado de seriados mais competitivo e agregam mais benefícios aos consumidores.


TENDÊNCIA

Verde Bellagio

Verde Amalfi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Verde é a cor do equilíbrio, o tom situado bem no meio do arco-íris, que representa a natureza e é carregada de significados como esperança, crescimento e segurança. Ao ser combinado com materiais naturais, ajuda a trazer o conceito da biofilia para os ambientes. No portfólio Eucatex, a tonalidade aparece em duas versões: MDF BP Grafis Verde Amalfi e o Verde Bellagio, presente no MDF Lacca AD e MDP Perffect Touch.

O padrão Amalfi é caracterizado por uma tonalidade mais escura, que lembra o verde militar, se tornando um ponto neutro e de fácil combinação com projetos sóbrios. Já o Bellagio, está no espectro oposto, com uma tonalidade mais suave, que remete aos candy colors, que permeia também as combinações neutras, mas com um toque de cor e luminosidade aos projetos.