Durante muito tempo, os projetos de quartos infantis ficavam restritos a temas de decoração mais tradicionais. Mas quem disse que design e decoração são somente para gente adulta?
Nas últimas mostras em que os produtos Eucatex estiveram presentes – como os painéis MDF e os pisos Eucafloor, muitos profissionais provaram o contrário e trouxeram inovação, funcionalidade e beleza aos quartos infantis. Isso tudo, sem deixar de lado a diversão, que é fundamental neste caso.
Confira agora 5 dicas para criar um quarto infantil funcional, bonito e além de tudo, cheio de personalidade.
1 – Nichos e prateleiras funcionais
Instale longas prateleiras e nichos de madeira nas paredes que, muitas vezes, são pouco aproveitadas. Em vez de quadros, pôsteres e porta-retratos, aproveite os espaços para criar uma solução que enfeita e também otimiza o espaço, mantendo tudo sempre à mão e evitando que brinquedos, livros, carrinhos e pelúcias fiquem jogados pelo chão.
O projeto assinado pela designer de interiores Lindi Santos, para Morar Mais BH, brincou com os nichos para criar um ambiente que ao mesmo tempo é funcional e também estimula a imaginação da criança, garantindo a diversão em forma de casa de boneca.
2 – Móveis ergonômicos e funcionais
A maioria das dicas, quando o assunto é quarto infantil, se limita aos formatos de móveis e às cores do ambiente. Claro que isso é importante, mas outros itens, como a praticidade do dia a dia e o conforto podem, e devem, ser levados em conta! Ergonomia é a palavra. Adeque as dimensões do produto ao peso e tamanho dos seus filhotes! Por exemplo, se você estiver pensando em criar um cantinho para estudo, procure modelos de mesas e cadeiras com opção de regulagem, acompanhando as diferentes fases da vida e crescimento da criança.
Como no espaço criado pela arquiteta Vivyan Modesto para CasaCor ES 2021. O ambiente foi desenvolvido para acompanhar o crescimento do bebê e da criança, diminuindo a necessidade de novas reformas dentro do quarto. O projeto ainda encoraja a criança a desenvolver sua identidade e individualidade, ao criar memórias afetivas neste período da infância.
3 – Defina prioridades
Muitas vezes, os pais tendem a querer colocar alguns itens e peças que mais lhes agradam, porém, às vezes não levam em conta que estas poderão ficar por muitos anos no ambiente e que, provavelmente, a criança pode não curtir esses elementos em algum momento da vida.
4 – Pense em facilidades e praticidade
Esteja certo de que a manutenção e limpeza dos elementos que irão compor o novo quarto poderão ser feitas de maneira fácil e prática. O quarto da criança deve ser dinâmico, e essa “obrigação” do dia a dia também precisa seguir este pensamento.
Uma ótima solução para estimular a organização desde cedo é por meio de caixas interativas e coloridas, que além de trazerem funcionalidade para o ambiente também podem tornar a arrumação mais divertida.
5 – Itens de segurança
Em um ambiente feito com tanto carinho e expectativas, é claro que o fator segurança não pode ficar de fora. Acabamentos antiderrapantes, grades, protetores de tomadas e de porta, são só alguns deles. O importante é usar o necessário para a proteção das crianças sem deixar de lado a harmonia do projeto, opte sempre por itens que tenham visual discreto e que não prejudiquem a decoração.
Gostou deste artigo? Você também pode conferir novos conteúdos e ficar por dentro das novidades de arquitetura e decoração assinando a nossa newsletter. Acesse e curta nossas redes sociais também, para não perder nada!
Veja o portfólio de produtos completo Eucafloor! Acesse aqui