Em 1922, mais precisamente nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, ocorreu um marco na história da arte brasileira, que teve como palco o Theatro Municipal de São Paulo: a Semana de Arte Moderna, também conhecida como a Semana de 22. Artistas brasileiros consagrados deram início ao movimento modernista no Brasil para romper com o tradicionalismo da arte que vinha sendo feita até então.
Nomes como Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade e Anita Malfatti são exemplos daqueles que foram pioneiros do modernismo. Músicas, poesias e pinturas foram utilizadas para compor a Semana de Arte Moderna e representar o que significava essa fissura entres culturas. O evento tornou-se referência cultural do século XX.
Mas afinal, o que é a estética modernista?
O movimento do início do século XX buscava, antes de mais nada, a independência cultural do Brasil, afinal, também comemorava-se na época o centenário da Independência do país em relação a Portugal. A arte modernista buscava a liberdade, a experimentação, o novo e a não-definição.
Além de comemorar esse momento tão importante para o nosso país e para a arte brasileira, a Eucatex lembra que também tem como parte de seus princípios a inovação e o moderno que o público brasileiro busca, se reinventando sempre para entregar com criatividade as melhores ideias.
Dá uma olhada nos ambientes que foram criados com produtos Eucatex, que têm tudo a ver com essas características do modernismo:
Descobertas estéticas diferenciadas
Liberdade de expressão
Uso de novos materiais e técnicas
Quer conhecer todos os produtos Eucafloor? Clique aqui e acesse nossa loja virtual agora mesmo!