O SuperSalone, como foi chamado este ano o Salone del Mobile e o Fuorisalone dentro da Semana de Design de Milão, aconteceu entre os dias 5 e 10 de setembro, em um formato muito diferente dos eventos anteriores. Para quem não pode acompanhar todos os detalhes da edição, Andrea Krause, consultora de marketing da Eucatex, selecionou os principais high lights. Ela faz também a sua leitura do evento. Confira aqui!
Formato da exposição
Este ano, 423 marcas, das quais 12 brasileiras, expuseram seus produtos de forma padronizada, em corredores com paredes modulares e móveis soltos, e não em seus glamorosos estandes. A proposta foi idealizada pelo arquiteto Stefano Boeri, curador do evento, que permitiu um único formato de exibição das marcas.
Esse novo formato teve opiniões divididas. Alguns adoraram e outros não, já que coloca em discussão uma ruptura entre o glamour das marcas e a apresentação dos móveis num formato mais democrático e contra o desperdício. Mas, trouxe a ideia do inclusivo para aproximar as pessoas após meses de isolamento.
Espaços compartilhados para negócios e materiais sustentáveis
Respeitando o distanciamento e as regras de segurança, o evento ofereceu salas de reuniões e espaços abertos para os expositores e o público visitante, já que as marcas não tiveram seus próprios espaços. Criando, portanto, uma nova forma de contato entre os expositores e seu público físico e digital.
Todos os estandes foram padronizados, produzidos com material reciclado e de reuso, incluídos no conceito de economia circular. Esse conceito de exposição teve a curadoria de profissionais de destaque no setor.
A sustentabilidade aparece como uma nova forma de repensar os eventos em equilíbrio com o meio ambiente, com as práticas de reuso e reciclagem, já que a pandemia nos traz um momento de transição sobre o consumo: estamos mais conscientes sobre adquirir produtos e insumos que diminuem o impacto sobre a natureza, o meio ambiente e as mudanças climáticas.
Retomada e adequações da indústria de móveis
Todos sabem que o segmento de móveis na Itália é um dos principais setores da economia. O Supersalone trouxe a mensagem para o mundo que Milão está pronto para retomar seu lugar de destaque, dentro de pilares como compromisso verde, transversalidade do design e segurança.
Assim como no Brasil, o mercado global de móveis está superaquecido e as indústrias italianas não tiveram tempo para investir em novos modelos, apresentaram releituras, reeditaram ou relançaram linhas com novas cores, destacando o valor da tendência da Biofilia, essa fusão da natureza com os interiores, combinação do in e out.
Nesse novo formato, o evento foi aberto ao público em geral, e os expositores puderam vender as peças do seu catálogo durante o evento. Algumas grandes marcas preferiram participar somente do Fuorisalone e investiram em seu showroom. Com menos exibições e menos exposição, o Fuorisalone sempre será um evento de destaque, aberto por toda a cidade, que reforça o conceito de liberdade criativa no design e na arquitetura.