FLORESTAL

A onça parda é bastante comum nas áreas da Eucatex. Possui hábito noturno e, na grande maioria das vezes, é avistada apenas por meio de armadilhas fotográficas, as câmeras trap.

Praticamente todos os meses a espécie é registrada nos monitoramentos realizados pela empresa e, apesar da vasta área de atuação no território brasileiro, é uma espécie relevante pelo fato de encontrar-se nas partes mais “altas” da cadeia alimentar.

Já imaginou se deparar com uma dessas em plena luz do dia, em um dia normal de trabalho? Pois é, foi o que aconteceu com o colaborador da Eucatex que, ao transitar de carro pela Fazenda São José do Bromado, no município de Itatinga, interior de São Paulo, deparou-se com o felino e conseguiu fazer um ótimo registro, com seu próprio celular.

Esse relato é fruto do trabalho de monitoramento que a empresa desenvolve, com o objetivo de identificar e quantificar as espécies de fauna silvestre para a obtenção de levantamento detalhado da biodiversidade nos remanescentes de vegetação natural. É realizado considerando a compreensão regional, sendo desenvolvido bienalmente em fazendas representativas e que compreendem as maiores áreas florestais de cultivo da Eucatex.

Além do monitoramento são empregadas medidas visando a proteção de suas áreas, tais como: vigilância patrimonial, sinalização de proibição de caça e pesca, sistema de controle a incêndios florestais, colheita em sistema de mosaico, ações favorecendo a conectividade entre remanescentes naturais e conscientização ambiental junto às comunidades e aos colaboradores, tendo como compromisso a promoção das melhores práticas.

Em números, constatamos que até 2020 já foram avistadas 309 espécies de fauna, 53 delas de mastofauna (mamíferos que podem ser aquáticos e terrestres) e 256 de avifauna. Ainda dentro deste número, também foram registradas 25 espécies endêmicas da mata atlântica e 09 espécies do cerrado, e outras 27 que apresentam algum grau de extinção no estado de São Paulo, entre elas, lobo-guará, macaco-prego e tamanduá bandeira. A constatação desses valores junto à presença de espécies ameaçadas e de mamíferos de médio e grande portes, demonstra que as áreas naturais oferecem um bom suporte para a fauna local e que o manejo não tem causado impactos na fauna.

Esses e outros números impressionantes sobre as Florestas Eucatex você confere em: https://host.aatb.com.br/planetaeucatex/bemvindo/floresta/